quarta-feira, 25 de maio de 2011

Epidemia Workaholic. Você sabe o que é isso?

No mundo atual, globalizado e competitivo em que vivemos  atualmente, com metas para bater, cobrança do chefe, clientes, relatórios, equipe cobrando o tempo todo, jornadas diárias de 12:00 horas ou mais, fins de semana com trabalho e falta de tempo para o lazer.... Isso se parece com você? Isso é a EPIDEMIA DO MILÊNIO.

Você está passando por isso? Como lidar com essa realidade?

Eu sei que é difícil! Porém, pior do que escrever sobre este assunto é ser uma WORKAHOLIC assumida! E eu só percebi isso quando me perguntaram se eu não tinha outro assunto para conversar além do meu trabalho. (Risos)
No início foi complicado, para conseguir melhor a situação, me vi obrigada, isso mesmo que você está lendo, OBRIGADA a me matricular na academia para fazer exercícios pelo ao menos 3 vezes por semana para quebrar a jornada de trabalho diário. Paguei é lógico. rs pois somente pagando que me senti na obrigação de ir. E tem mais! Eu moro perto da praia e fico dias sem fazer uma caminhada. Aficionada por trabalho, não tinha coragem de ir respirar o ar que vem do mar e ver o sol lindo que o Rio de Janeiro tem. Além disso, tive que fazer um esforço sobrenatural para sair da frente do notebook pelo ao menos parcialmente nos fins de semana. Também fiz assinatura de uma revista para me obrigar a ler para ficar mais tempo longe do notebook, mas não do Smartphone! O fim! Internet! Que vício!!! Falei tudo! Ufa! ahhhhhhhhh Vocês leitores não sabem da maior, este artigo, foi escrito em um caderno antes de vir para edição online. Acabei descobrindo que minha caligrafia está horrorosaaaaaa.



Vou dizer algo para vocês: ASSUMAM O CONTROLE!

Para evitar o trabalho excessivo, é preciso assumir responsabilidades sobre as escolhas de carreira para não terminar obeso, doente e sozinho. Precisa existir um equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho. Tem horas que você precisa dizer não para seu chefe para o trabalho. Cumpra seu horário que foi combinado e em casa desligue o Smathphone. Nada de trabalhar 72 horas por semana. Do contrário vai viver em fadiga permanente.


O LIMITE DA SANIDADE



Trabalhar duro faz parte da vida. Ser viciado em trabalho, não!

Este último fim de semana fui assistir uma peça do Teatro da Gávea, era sábado a noite e o meu telefone não parava de tocar e adivinha? Era trabalho! Quando eu disse as pessoas que me ligavam que eu estava no Teatro as pessoas se comportavam como seu eu estivesse matando o trabalho em dia de segunda-feira as 9:30 da manhã. rs Surreal! As pessoas perderam a noção do horário de trabalho e do lazer e descanso. 

Lembrem-se: Encontre o limite entre a dedicação saudável e a obsessão. Do contrário vocês vão terminar igual a figura que postei acima.

Trabalhar duro é...

- Ver o trabalho como necessidade.
- Tentar estabelecer limites nas tarefas.
- Sofrer por não estar com a família.
- Detestar tarefas impossíveis de serem cumpridas.
- Desligar a chavinha do trabalho quando deixar o escritório.

Ser Workaholic é ...

- Usar o trabalho para fugir das questões pessoais ou de sentimentos.
- Preencher a vida pessoal com trabalho.
- Marcar e depois cancelar compromissos, desapontando familiares e amigos.
- Ficar alvoroçado para receber novas missões impossíveis.
- Ficar pensando em trabalho durante os momentos de lazer.


Comparou?  Em qual dos 2 quadros você se encaixa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...